27 de mar. de 2009

As Regras de raciocínio em filosofia
Existem quatro regras na física,que são chamadas de regras de raciocínio em filosofia.Elas nos ajudam na formação de hipóteses sobre acontecimentos que envolvam a física.
Regra 1
“O universo é simples, explicações complexas a seu respeito não são satisfatórias.”Essa regra diz que toda a explicação sobre o comportamento da natureza deve ser simples e direta.Os cientistas devem fazer apenas hipóteses que são necessárias.
Regra 2
“A efeitos similares devemos sempre atribuir causas idênticas.Essa regra diz que não podemos ficar atribuindo causas diferentes para todos os fenômenos pois existiriam várias leis, assim todos acontecimentos semelhantes vão possuir a mesma explicação. Ex: O movimento de aceleração de uma pedra abandonada perto da Terra e de Júpiter ,terão como explicação que a força gravitacional que existe entre a pedra e a Terra ou Júpiter é o agente responsável pela aceleração daquele corpo.
Regra 3
Proposição comuns aos corpos conhecidos devem ser aplicadas para todos os corpos.
Tudo que existe no mundo tem massa inclusive na região celeste.Não precisamos pesá-las com uma balança pra saber se tem massa ou não.
Regra4
Os acontecimentos devem ser fundamentados em base de provas e não de hipótese.

A lei da Gravitação Universal

A lei da gravitação universal que hoje conhecemos, é uma imperfeição de Kepler que deixara aberta algumas questões sobre o que provocara os movimentos observados no céu, mas Newton não querendo deixar essas questões em aberto estudou para explicar tais questões.
Newton quis colocar “forças gravitacionais” entre os corpos celestes (Estudado por Kepler). Mas Newton muito insistente não ficou satisfeito, ele formulou questões matemáticas para resolver tais questões. Newton afirmou que: “quaisquer corpos relativamente próximos entre si deveriam atrair-se com uma força de natureza gravitacional”.
E entre você e a Terra há uma atração gravitacional, entre você e a tela desse computador, é meio impossível de acreditar, mas acredite!
Newton por sua vez também pensou sobre os planetas o sol e a lua, bom se eles já eram corpos naturais porque ficar estudando leis especificas para eles?!.Com isso as leis deveriam ser aplicadas a todos os corpos existentes.
Newton criou, uma teoria básica/simples para os corpos em várias situações.












O sucesso da atração gravitacional
Com o sucesso que a lei da Gravitação Universal fez, vários astrônomos e matemáticos deram continuidade a essa lei, construindo algum objeto que possibilitasse comprová-la, ou simplesmente tentaram fazer cálculos que baseados em que Newton pensava, dessem certo, com o que eles tinham, descoberto.
O exemplo de astrônomo que tentou fazer isso foi:
Willian Herschel,






astrônomo do século XVIII, ele construiu um telescópio. Com o telescópio observou o céu, e descobriu em 1781 com base nas anotações que tinha feito, uma estrela. Com muita analise ele consegui descobrir que a estrela era um planeta.






Sabia-se então que o sistema solar era maior do que se pensava.
Foi então que descobriram outro planeta, Urano, em 1840 os astrônomos disseram que a órbita que encontraram para urano, não era a mesma que a lei da gravitação universal previa.Mas eles preferiam acreditar na teoria de Newton.Assim optaram pela justificativa que existia um planeta mais distante ainda do sol, que explicaria a distorção causada pela órbita de urano.
John Couch, matemático e Urbain, matemático e astrônomo, tentaram descobrir separadamente
através de cálculos a posição desse novo planeta.


John Couch

Urbain
Descobriram com os resultados obtidos, um de cada um, que eram iguais.
Assim descobriram o novo planeta com o nome de Netuno. A órbita que encontraram para ele também era diferente para a que acharam no céu, mas mesmo assim eles preferiam continuar acreditando em Newton.Com toda essa perturbação que estava avendo, descobriram em 1930 outro planeta chamado, Plutão.
O que podemos tirar do sucesso da atração gravitacional, é que o sistema solar não estava todo descoberto ainda e que as órbitas encontradas pelos astrônomos, não batiam a lei da gravitação, mais eles preferiam confiar em Newton e em sua teoria que para eles estava correta.

Grupo
Natália Novais, Laís Nóbrega, Luana Almeida e Stefanie Joyce.

7 comentários:

  1. Está tudo bem explicado,as figuras também ficaram boas e vocês não esqueceram de nada de nenhum detalhe.
    Parabéns pro grupo
    Ass:Evelyn Silva

    ResponderExcluir
  2. Pessoal o trabalho está perfeito vocês aí colocaram até sobre as descobertas dos planetas Urano, Netuno e Plutão(que é agora um planeta-anão).
    Parabéns grupo!
    Ass:guilherme v lima

    ResponderExcluir
  3. Trabalho está ótimo!
    Explicação complexa, as imagens ajudaram a entender *-*
    Parabéns.

    By: Walkíria

    ResponderExcluir
  4. Keterson, Natalia, Mateus, Vanessa, Julio, Thais26 de abril de 2009 às 16:00

    O texto ficou muito bom...Muito bom principalmente na parte das leis, e teorias...

    ResponderExcluir
  5. ficou muito bom !!
    bem explicado sobre a lei gravitacional e todas as regras da filosofia!
    parabéns!!
    by:Juliana Magalhaes

    ResponderExcluir
  6. Expecificou As leis esplicou super bem e claro! Não tem o que falar Mto Bom! PAREBÉNS ao Grupo!

    Grupo: Manu!

    ResponderExcluir
  7. Bianca
    Adorei a forma de como o grupo explicou as 4 regras na física e o sucesso da atração gravitacional,ficou muito mais fácil entender, as figuras tambem ajudaram a concluir o trabalho.

    ResponderExcluir